domingo, 19 de agosto de 2012

Amigos de Chico Xavier PHANTASMAGORIA (Fantástico) - Visão Espírita

 O Programa Fantástico da Rede Globo abriu ,no início desse mês de Agosto, um quadro chamado "Phantasmagoria",. A finalidade seria:
"fantasmas existem ou não?".
Acredito eu que, o quadro não visa estudar fantasmas, espíritos, seres que não pertencem mais a esse meio. O quadro busca sim a audiência. As Pessoas entram em casarões supostamente mal-assombrados e começam a evocar supostos Fantasmas que foram vistos, sentidos ou ouvidos em tal lugar. 
Vamos ver o que a visão Espírita tem a dizer sobre isso.

Os espíritos podem sim ficar presos a algum lugar, ou até mesmo a pessoas. Espíritos ligados a bens materiais, não conseguem se desligar de seus prazeres e posses, e podem até mesmo afastar aqueles que queiram comprar o que foi dele quando encarnado.

Tem espírito que não deixa ninguém possuir a casa que foi sua, tem outros que acham que o cônjuge é de sua posse e não deixa que ninguém se aproxime dele.
Espíritos assim não tem esclarecimento de que ele pertenceu a esse mundo e não pertence mais. 

O Que se deve fazer para com esses espíritos é auxilia-los até que se encontrem com mais esclarecimento, trabalhando e edificando no plano espiritual.

Muitos tratam esse espíritos como almas penadas, coisa ruim, vibração demoníaca ou coisa do tipo. Mas eles devem ser tratados como nossos irmãos que necessitam de ajuda. 

O programa trouxe também o Jogo do Copo. A Doutrina Espírita não diz que objeto algum, como copo e tabuleiro podem ter algum poder por si só. Acreditam que eles podem ser sim comunicação entre os dois mundos. 
A própria Doutrina espírita quando fulminou no mundo. Allan Kardec, começou a estudar o que tinha atrás nesses fenômenos paranormais. Usou um método de comunicação entre os vivos com os mortos. As mesas levitavam e um toque significava não e dois sim. Até que descobriu que, por trás dessas mesas, havia algo - Inteligência.

Mas o Jogo do copo não é método aconselhável. Pois o movimento espírita brasileiro desenvolveu-se de tal forma que não precisa mais desses métodos. As comunicações com os espíritos se fazem através de pessoas que servem como Médiuns (meio). Essa é a maneira mais indicada a fazer tal comunicação. Porém não se pode falar que o espírito tal, comparecerá em tal lugar. ao menos que o espírito tenha marcado algum tratamento espiritual ou outro tipo de trabalho.

Muitos brincam com os espíritos, se reúnem em escolas, normalmente adolescentes e jovens. Um engraçadinho faz força sobre o copo, pondo medo nos outros. além disso. Um espírito ruim, pode se identificar como espírito bom e não temos como saber se ele é benéfico ou maléfico. Agora, não podemos culpar esse método. O método é até bom, mas a forma na qual é utilizada é que está o Y da questão. 
Se prepararmos o ambiente com a oração, com um estudo do Evangelho de Jesus, é claro que só se fará presente espíritos que se sintonizam com essa luz que é a representatividade do Cristo.

Os colaboradores do programa chamam os "fantasmas" e esperam que eles respondam. O Chico sempre falava que:
"O Telefone toca de lá pra cá."

Não esperemos descobrir nada que há de paranormal por estes programas. Pois eles querem é provar que tudo é psicológico e explicado a luz da ciência. E realmente pode ser sim. Mas eles não tem intenção alguma em provar que os espíritos ou fantasmas existam. 

No Preâmbulo de O que é o Espiritismo, Kardec afirma que "O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".
Na mesma obra, Kardec acrescenta:
"O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz, seu futuro; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual.
"... Essa crença apoia-se sobre o raciocínio e sobre os fatos. Eu próprio não a adotei senão depois de meticuloso exame, o hábito das coisas positivas, sondei, perscrutei esta nova ciência nos seus mais íntimos refolhos; busquei explicar-me tudo, porque não costumo aceitar idéia alguma sem lhe conhecer o como e o porquê".


Lembremos que:
talvez o espírito que vagava por ali, já se encontrou. 
É bom lembrar também que:
"quem muito procura acha, e às vezes, quando acha não quer."
"Os espíritos não são instrumentos de exibição."
"Com os espíritos não se deve brincar."

Ciência Sim
Entretenimento Não

Amigos de Chico Xavier

Um comentário:

  1. Pessoalmente, eu achei esta seria do fantastico uma "bobagem", eu nao sou espirita, nem cientista, mas os expeimentos que fizeram são ridiculos e ocos não acha? deve ter tanta matéria mais interessante para colocar naquele horario, algo que relamente acrescentasse as pessoas! exclente texto parabens

    ResponderExcluir